BEM VINDOS

Este Blog servirá para o relato das atividades que estou realizando no Curso de Especialização Tecnologias em Educação e também para o oficina de criação de Blogs.

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".

(Paulo Freire)


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Vivências com Mídias na Escola


Atualmente, trabalho num período na secretaria de uma escola e no outro na Gerência de Educação, e não em sala de aula, mas quando estava em sala, tive oportunidade de utilizar o que me era oferecido dentro dos “recursos tecnológicos” a fim de ministrar melhores aulas e chamar a atenção dos alunos para determinados tipos de conteúdos. Sou professora de Português e Inglês e sempre achei que línguas e gramáticas não são fáceis de serem ensinadas e aprendidas devido a sua complexidade (regras e exceções). Mesmo assim, fiz uso de alguns recursos diferenciados tais como fitas de vídeo VHS apresentando filmes que serviriam para debates e/ou trabalhos posteriores.

Além disso, sempre que possível, levava os alunos até a cidade vizinha, ao cinema, a fim de verem algum lançamento que pudesse ser utilizado como base para o desenvolvimento de temas do currículo ou que levassem a outros temas ligados às disciplinas. E assim, fez-se muitos trabalho de pesquisa, redações e outros, no sentido de elucidar aspectos ligados à cultura geral e aos fatos que ocorrem no nosso dia-a-dia.

Outra mídia bastante utilizada foi o CD, principalmente no que tange a disciplina de Inglês (Listening), a música também faz com que as aulas sejam mais “interessantes”, principalmente porque se pode fazer ótimos trabalhos analisando, curtindo e traduzindo as letras das músicas. Ou até mesmo fazer com que o aluno componha suas próprias letras e músicas.

O estímulo a pesquisas na internet, com orientações para não fugirem ao tema proposto. Pois na época, há sete anos atrás, o uso da rede era bem menor,  nem a metade dos alunos tinham acesso à internet ou ao computador e nas escolas onde eu trabalhava uma possuía laboratório de informática e outra não. 

Este ano, durante a especialização, me estímulei a criar  um blog para a escola, com objetivos diversificados, o qual estou mantendo e atualizando com contribuições das mais diversas dos alunos, dos professores e das atividades que ocorrem no educandário. Isso motiva a comunidade escolar por ser uma publicação rápida dos fatos, favorece a visibilidade do trabalho dos professores e da escola, além de servir como informativo às famílias do que acontece unidade escolar. Recentemente, possibilitamos aos internautas deixarem seus recados, facilitando o intercâmbio.

Cada ano, pode-se perceber o trabalho com as tecnologias sendo mais facilitado, visto que o acesso à informática é bem mais difundido e existem uma série de novas “ferramentas” que podem ser utilizadas, como Blogs, Hot Potatoes, Wikispaces, Podcasts, Fotologs, etc. sem falar na ampla divulgação de músicas em MP3 e em sites direcionados ao vídeo, como o “You Tube”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário