O desafio de abordar as diferentes mídias com foco na prática pedagógica requer do professor conhecimento das especificidades de cada mídia para poder integrá-las na prática pedagógica e entre as diferentes linguagens, mídias e conteúdo curricular.
Como educadora penso que três aspectos são necessários urgentemente serem desenvolvidos no processo educacional integrando o trabalho pedagógico com as mídias: O uso da mídia impressa, jornal na escola, por ser uma ferramenta de fácil acesso, geralmente as escolas recebem assinaturas das Secretarias Estaduais ou Municipais da Educação, e por proporcionar aos alunos diversos gêneros textuais (notícias, propagandas, receitas, charges, histórias em quadrinhos, novidades, variedades, comentários, palavras cruzadas, sudoku...) enfocando os mais diversos temas.
O vídeo/DVD pontuo como outra mídia que deve ser trabalhada pedagogicamente, essa mídia é encontrada em todas as escolas e a facilidade em encontrar acervo de DVDs nas escolas, nas Secretarias da Educação, em locadoras ou mesmo no empréstimo entre educadores ou até com educandos é algo comum. Mas o vídeo precisa ser utilizado com objetivos claros para complementar um conteúdo já estudado ou para motivar outro conteúdo que ainda virá, mas nos dois casos o vídeo deve ser comentado e enfocados seus aspectos salientes.
O vídeo quando aproveitado adequadamente é um instrumento pedagógico para: atrair, motivar, sensibilizar, ilustrar, avaliar, simular e informar os alunos contribuindo para sua aprendizagem.
Outra mídia que considero relevante integrar no contexto escolar é a Internet. Mas ensinar com a internet será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas do ensino. Caso contrário servirá apenas como um paliativo para dizer que o ensino é moderno.
A grande maioria das escolas públicas já receberam do MEC ou do Estado um laboratório de informática. Professores e alunos se relacionam com a internet como com as demais tecnologias. Se forem curiosos, descobrem inúmeras novidades e conteúdos nela, se são acomodados, só falam dos problemas da lentidão, das dificuldades de conexão, do lixo inútil, de que nada muda.
O objetivo das aulas no laboratório de informática não deve ser formar técnicos, mas melhorar o aprendizado. Por isso esse espaço não deve servir apenas para ensinar a operar programas. Há necessidade do professor ao levar os alunos ao laboratório tenha um planejamento com objetivos
claros para não perder o foco da aula. Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou estudados no laboratório de informática são essenciais para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta seguro na hora da aula criando um ambiente agradável e rico em informações.
A palavra chave é integrar, integrar a internet com as outras tecnologias na educação: vídeo, televisão, jornal, computador. Integrar o mais avançado com as técnicas convencionais, integrar o humano e o tecnológico, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa e transformadora.
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