O mundo está se transformando rapidamente, novas descobertas acontecem frequentemente e a distância entre presente e futuro se torna cada vez menor.
A tecnologia não é responsável por toda a transformação cultural que ela impulsiona. A mudança tecnológica apenas cria novos espaços de possibilidades a serem, então explorados, (no caso das novas tecnologias da informática seria, rede de computadores, processamento de linguagem, inteligência artificial, linguagens irônicas, hipertextos, multimídia...).
Com a vinda do computador e de outras tecnologias, como a Internet, surgiram novos padrões de complexidade, competitividade e mudanças constantes em todos os empreendimentos. A única maneira de não ficar soterrado por essa complexidade e pelas mudanças é através da aprendizagem constante e da resposta imediata.
A educação não é apenas compreendida e centrada na escola, sala de aula, mas, a educação é concebida como um aprendizado constante que investe na aquisição de novos conhecimentos, de novas estratégias, de forma contínua durante a vida.
As novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, conceber que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo. Tecnologia na escola envolve não somente garantir os instrumentos a sala de aula, mas, principalmente garantir sua integração nos conteúdos curriculares.
O professor precisa acompanhar a evolução tecnológica, para que o processo-ensino-aprendizagem ocorra de forma eficaz. A escola moderna configura-se assim: Aluno aprende com Professor; Professor aprende com Aluno; Aluno aprende com Aluno (este último tem ganhado grande espaço no contexto educacional, quando se trata de Aprendizagem por Projetos) e professor aprende com professor.
Desta forma não podemos esquecer que os professores são sujeitos que possuem suas próprias maneiras de entender a prática e de implementá-la. São as suas concepções e competências profissionais que definirão o uso que irão fazer de qualquer meio, tecnológico ou não, na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário