BEM VINDOS

Este Blog servirá para o relato das atividades que estou realizando no Curso de Especialização Tecnologias em Educação e também para o oficina de criação de Blogs.

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".

(Paulo Freire)


domingo, 22 de agosto de 2010

Chegou a Hora do TCC


Para a conclusão do Curso de Especialização Tecnologias em Educação é preciso que se desenvolva um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha do tema se tornou algo um tanto difícil e angustiante para mim, uma vez que todos os temas são interessantes, importantes e pertinentes à prática pedagógica. Os temas propostos são os seguintes:

1. Conteúdos Educacionais Digitais;

2. Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0;

3. Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras;

4. Bibliotecas digitais para a escola e sua utilização;

5. Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias;

6. Cultura da Comunidade das escolas: introdução das mídias;

7. Escola inclusão e tecnologias assistivas;

8. Gestão das mídias: dimensão pedagógica, administrativa e tecnológica.

9. Políticas Públicas para o uso de mídias.

Para escolher o tema refleti sobre os seguintes aspectos: 

  •  Qual o mais relacionado à minha prática pedagógica;

  •  Com qual me identifico;

  •  A disponibilidade de materiais para a pesquisa
Após pensar e repensar optei pelo tema “Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias”, por acreditar que seja um tema que a princípio esteja mais diretamente ligado à minha atuação nas instituições em que trabalho. Além disso, acredito também que abordando este tema, não preciso necessariamente descartar as outras temáticas, uma vez que elas podem constituir capítulos do meu trabalho, pois também são muito importantes para entender o contexto da inserção das mídias nas escolas, seus limites e possibilidade de uso para inovar o processo de ensino-aprendizagem.

Agora mãos a obra, é preciso mergulhar na pesquisa!!!               
Aceito sugestões e contribuições de bibliografias, sites, etc...               

2 comentários:

  1. Excelente proposta de trabalho. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marileine
    achei muito interessante teu trabalho de conclusão de curso. Você conseguiu fazer um trabalho integrado, dando sequência às suas idéias e ampliar as ações, relacionando teoria, propostas e prática. Parabéns

    ResponderExcluir