BEM VINDOS

Este Blog servirá para o relato das atividades que estou realizando no Curso de Especialização Tecnologias em Educação e também para o oficina de criação de Blogs.

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".

(Paulo Freire)


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Autorização para uso de imagem

Uma dúvida que tem surgido nas unidades escolares quanto ao uso das ferramentas eletrônicas é o uso de fotos de alunos em seus sites e blogs. Quando acontece um evento na escola, os organizadores querem logo colocar as fotos para que outros vejam, mas surge a dúvida: E se alguém quiser processar a escola por uso indevido de imagem?
De fato, é uma preocupação real, há casos registrados de processo desse tipo, por isso, cabe à escola prevenir-se. Especialistas sugerem que a escola ou rede adotem o procedimento de "cessão de uso de imagem", isto é, que os responsáveis assinem um termo concordando com o uso da imagem do aluno para fins de divulgação dos eventos na escola, desse modo, não há como entrar com processo de uso indevido da imagem, uma vez que o documento contradiz a queixa.
Claro, a escola deve tomar todos os cuidados com o uso das imagens, primando pela ética e pelo bom senso. Os alunos devem perceber que estão sendo fotografados, devem ser avisados (pode ser no início do ano) da publicação das fotos e de sua finalidade, não devem ser feitas intervenções (modificações, legendas) que causem constrangimento, dentre outros cuidados.
Mas é um recurso fundamental, são muitos os eventos de uma escola e é importante que sejam divulgados e estejam disponíveis para que a comunidade acompanhe o que acontece na rotina escolar. Por isso vale o esforço.
Deixo aqui o documento "AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM" criado em nossa escola para que outras possam utilizá-lo.Acessem o endereço
http://docs.google.com/Doc?id=dg7t6zp4_1dzgb4dc7&hl=en
Fonte http://fabioelionar.spaceblog.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário