BEM VINDOS

Este Blog servirá para o relato das atividades que estou realizando no Curso de Especialização Tecnologias em Educação e também para o oficina de criação de Blogs.

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".

(Paulo Freire)


domingo, 22 de agosto de 2010

Chegou a Hora do TCC


Para a conclusão do Curso de Especialização Tecnologias em Educação é preciso que se desenvolva um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha do tema se tornou algo um tanto difícil e angustiante para mim, uma vez que todos os temas são interessantes, importantes e pertinentes à prática pedagógica. Os temas propostos são os seguintes:

1. Conteúdos Educacionais Digitais;

2. Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0;

3. Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras;

4. Bibliotecas digitais para a escola e sua utilização;

5. Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias;

6. Cultura da Comunidade das escolas: introdução das mídias;

7. Escola inclusão e tecnologias assistivas;

8. Gestão das mídias: dimensão pedagógica, administrativa e tecnológica.

9. Políticas Públicas para o uso de mídias.

Para escolher o tema refleti sobre os seguintes aspectos: 

  •  Qual o mais relacionado à minha prática pedagógica;

  •  Com qual me identifico;

  •  A disponibilidade de materiais para a pesquisa
Após pensar e repensar optei pelo tema “Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias”, por acreditar que seja um tema que a princípio esteja mais diretamente ligado à minha atuação nas instituições em que trabalho. Além disso, acredito também que abordando este tema, não preciso necessariamente descartar as outras temáticas, uma vez que elas podem constituir capítulos do meu trabalho, pois também são muito importantes para entender o contexto da inserção das mídias nas escolas, seus limites e possibilidade de uso para inovar o processo de ensino-aprendizagem.

Agora mãos a obra, é preciso mergulhar na pesquisa!!!               
Aceito sugestões e contribuições de bibliografias, sites, etc...               

sábado, 14 de agosto de 2010

BLOG

                                                                            
A finalidade original de um blog é a publicação de pequenos textos que, em seqüência cronológica, formam um diário virtual com espaços para comentários dos leitores.

Como recurso pedagógico é usado para registrar o desenvolvimento de trabalhos em equipe, para reunir anotações de aula, para discussão, elaboração e divulgação de projetos. Também pode ser utilizado para expressar relatos pessoais, ideias e experiências no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas sobre os mais diversos assuntos e áreas. É bom para a questão de autoria, onde o aluno, o professor são autores e disponibilizam para o mundo suas produções.

O blog é uma forma de ensinar e aprender muito rica, tanto para o professor como para o aluno. Recicla ambos, atualiza, instiga a curiosidade, a pesquisa e a aprendizagem, além de ser uma forma de comunicação entre a escola e a família. É um instrumento de intercâmbio de conhecimentos e publicação de conhecimentos construídos e produzidos.

É uma ótima ferramenta para a comunicação entre escolas, seria interessante que todas as escolas tivessem e que os profissionais buscassem o conhecimento do blog para poder interagir, pois só se aprende fazendo. Ó mundo dos blogs e as interações que eles proporcionam fascinam quem começa a usá-los.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Integração de Mídias na Escola


O desafio de abordar as diferentes mídias com foco na prática pedagógica requer do professor conhecimento das especificidades de cada mídia para poder integrá-las na prática pedagógica e entre as diferentes linguagens, mídias e conteúdo curricular.

Como educadora penso que três aspectos são necessários urgentemente serem desenvolvidos no processo educacional integrando o trabalho pedagógico com as mídias: O uso da mídia impressa, jornal na escola, por ser uma ferramenta de fácil acesso, geralmente as escolas recebem assinaturas das Secretarias Estaduais ou Municipais da Educação, e por proporcionar aos alunos diversos gêneros textuais (notícias, propagandas, receitas, charges, histórias em quadrinhos, novidades, variedades, comentários, palavras cruzadas, sudoku...) enfocando os mais diversos temas.

O vídeo/DVD pontuo como outra mídia que deve ser trabalhada pedagogicamente, essa mídia é encontrada em todas as escolas e a facilidade em encontrar acervo de DVDs nas escolas, nas Secretarias da Educação, em locadoras ou mesmo no empréstimo entre educadores ou até com educandos é algo comum. Mas o vídeo precisa ser utilizado com objetivos claros para complementar um conteúdo já estudado ou para motivar outro conteúdo que ainda virá, mas nos dois casos o vídeo deve ser comentado e enfocados seus aspectos salientes.

O vídeo quando aproveitado adequadamente é um instrumento pedagógico para: atrair, motivar, sensibilizar, ilustrar, avaliar, simular e informar os alunos contribuindo para sua aprendizagem.

Outra mídia que considero relevante integrar no contexto escolar é a Internet. Mas ensinar com a internet será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas do ensino. Caso contrário servirá apenas como um paliativo para dizer que o ensino é moderno.

A grande maioria das escolas públicas já receberam do MEC ou do Estado um laboratório de informática. Professores e alunos se relacionam com a internet como com as demais tecnologias. Se forem curiosos, descobrem inúmeras novidades e conteúdos nela, se são acomodados, só falam dos problemas da lentidão, das dificuldades de conexão, do lixo inútil, de que nada muda.

O objetivo das aulas no laboratório de informática não deve ser formar técnicos, mas melhorar o aprendizado. Por isso esse espaço não deve servir apenas para ensinar a operar programas. Há necessidade do professor ao levar os alunos ao laboratório tenha um planejamento com objetivos
claros para não perder o foco da aula. Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou estudados no laboratório de informática são essenciais para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta seguro na hora da aula criando um ambiente agradável e rico em informações.

A palavra chave é integrar, integrar a internet com as outras tecnologias na educação: vídeo, televisão, jornal, computador. Integrar o mais avançado com as técnicas convencionais, integrar o humano e o tecnológico, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa e transformadora.
                                                         

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tecnologia x Educação

O mundo está se transformando rapidamente, novas descobertas acontecem frequentemente e a distância entre  presente e  futuro se torna cada vez menor.

A tecnologia não é responsável por toda a transformação cultural que ela impulsiona. A mudança tecnológica apenas cria novos espaços de possibilidades a serem, então explorados, (no caso das novas tecnologias da informática seria, rede de computadores, processamento de linguagem, inteligência artificial, linguagens irônicas, hipertextos, multimídia...).

Com a vinda do computador e de outras tecnologias, como a Internet, surgiram novos padrões de complexidade, competitividade e mudanças constantes em todos os empreendimentos. A única maneira de não ficar soterrado por essa complexidade e pelas mudanças é através da aprendizagem constante e da resposta imediata.

A educação não é apenas compreendida e centrada na escola, sala de aula, mas, a educação é concebida como um aprendizado constante que investe na aquisição de novos conhecimentos, de novas estratégias, de forma contínua durante a vida.

As novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, conceber que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo. Tecnologia na escola envolve não somente garantir os instrumentos a sala de aula, mas, principalmente garantir sua integração nos conteúdos curriculares.

O professor precisa acompanhar a evolução tecnológica, para que o processo-ensino-aprendizagem ocorra de forma eficaz. A escola moderna configura-se assim: Aluno aprende com Professor; Professor aprende com Aluno; Aluno aprende com Aluno (este último tem ganhado grande espaço no contexto educacional, quando se trata de Aprendizagem por Projetos) e professor aprende com professor.

Desta forma não podemos esquecer que os professores são sujeitos que possuem suas próprias maneiras de entender a prática e de implementá-la. São as suas concepções e competências profissionais que definirão o uso que irão fazer de qualquer meio, tecnológico ou não, na escola.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Vivências com Mídias na Escola


Atualmente, trabalho num período na secretaria de uma escola e no outro na Gerência de Educação, e não em sala de aula, mas quando estava em sala, tive oportunidade de utilizar o que me era oferecido dentro dos “recursos tecnológicos” a fim de ministrar melhores aulas e chamar a atenção dos alunos para determinados tipos de conteúdos. Sou professora de Português e Inglês e sempre achei que línguas e gramáticas não são fáceis de serem ensinadas e aprendidas devido a sua complexidade (regras e exceções). Mesmo assim, fiz uso de alguns recursos diferenciados tais como fitas de vídeo VHS apresentando filmes que serviriam para debates e/ou trabalhos posteriores.

Além disso, sempre que possível, levava os alunos até a cidade vizinha, ao cinema, a fim de verem algum lançamento que pudesse ser utilizado como base para o desenvolvimento de temas do currículo ou que levassem a outros temas ligados às disciplinas. E assim, fez-se muitos trabalho de pesquisa, redações e outros, no sentido de elucidar aspectos ligados à cultura geral e aos fatos que ocorrem no nosso dia-a-dia.

Outra mídia bastante utilizada foi o CD, principalmente no que tange a disciplina de Inglês (Listening), a música também faz com que as aulas sejam mais “interessantes”, principalmente porque se pode fazer ótimos trabalhos analisando, curtindo e traduzindo as letras das músicas. Ou até mesmo fazer com que o aluno componha suas próprias letras e músicas.

O estímulo a pesquisas na internet, com orientações para não fugirem ao tema proposto. Pois na época, há sete anos atrás, o uso da rede era bem menor,  nem a metade dos alunos tinham acesso à internet ou ao computador e nas escolas onde eu trabalhava uma possuía laboratório de informática e outra não. 

Este ano, durante a especialização, me estímulei a criar  um blog para a escola, com objetivos diversificados, o qual estou mantendo e atualizando com contribuições das mais diversas dos alunos, dos professores e das atividades que ocorrem no educandário. Isso motiva a comunidade escolar por ser uma publicação rápida dos fatos, favorece a visibilidade do trabalho dos professores e da escola, além de servir como informativo às famílias do que acontece unidade escolar. Recentemente, possibilitamos aos internautas deixarem seus recados, facilitando o intercâmbio.

Cada ano, pode-se perceber o trabalho com as tecnologias sendo mais facilitado, visto que o acesso à informática é bem mais difundido e existem uma série de novas “ferramentas” que podem ser utilizadas, como Blogs, Hot Potatoes, Wikispaces, Podcasts, Fotologs, etc. sem falar na ampla divulgação de músicas em MP3 e em sites direcionados ao vídeo, como o “You Tube”.

Artigos sobre Vídeos Educacionais

O vídeo em sala de aula de José Manuel Moran

Se você conhece algum outro site com textos sobre a utilização de vídeos em sala de aula envie o link!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Abertura

Saudações a todos os visitantes!!!


Este Blog faz parte do PROJETO PEDAGÓGICO UTILIZANDO AMBIENTES INTERATIVOS VIRTUAIS do Curso de Especialização em Tecnologias da Educação.


Aqui serão divulgados alguns textos e atividades elaboradas durante este curso.


Estarei sempre pronta para comentar qualquer postagem e desde já agradeço pelos comentários e participações de todos.


Obrigada!